Compreenda textos em sua área de estudo

E MELHORE A FLUÊNCIA EM LEITURA

 

Que tal iniciar em um texto com vocabulário simples e depois gradativamente avançar o grau de dificuldade?

 

O que você decidir ler deve ser de alto interesse para você. Não use de cara o dicionário, se você gosta do assunto provavelmente terá condições de deduzir o sentido da palavra desconhecida.

Não há necessidade de fazer tradução do seu texto palavra por palavra, deixa isto para quando você estiver mais avançado.

Leia todo o texto do início ao fim, partindo do geral para o específico, observando as palavras cognatas, são aquelas que parecem ter um significado próximo ao Português e têm de fato.

Somente abra o dicionário para compreender as mais palavras mais relevantes ao sentido do parágrafo.

 E, veja bem, no inicio é chato, mas depois fica no automático: procure reconhecer o sujeito, verbo e complementos de cada frase.

 Isto lhe vai ajudar pra caramba!

 Aliás, é determinante para sua evolução.

Toda frase em inglês tem que haver sujeito, por exemplo: it is raining = está chovendo. O it entra ai por causa desta regra, certo? Em português o sujeito pode ser ausente, vir depois do verbo e até mesmo no final da frase; porém, em inglês existe a regra e consciente disto lhe facilitará encontrá-lo,ele virá sempre antes do verbo, salvo em orações interrogativas).

Um aspecto importante da língua: qualquer substantivo é também um adjetivo em potencial …como assim?
Veja:

 wood table = mesa de madeira ( dois substantivos juntos e wood( madeira) esta adjetivando table(mesa)…que tipo de mesa? De madeira.)


bus stop (ponto de ônibus) bus (ônibus – substantivo) está adjetivando stop (parada,ponto).

 E, claro, lembre-se: adjetivo vem antes de qualquer substantivo. Atenção redobrada para os grupos nominais.


Exemplos:
universal health care – plano (cuidado) universal de saúde.
health care markets – mercados de plano (cuidado) de saúde

O sufixo ING

A terminação ING não é somente gerúndio (writing = escrevendo; eating = comendo; studying = estudando,etc) mas também pode ser substantivada e adjetivada dependendo da posição que ela ocupa na frase.

Portanto, daqui para frente observe os INGs e perceba o que vem em torno deles, avalie com isto a classe de palavra ( substantivo ou adjetivo)de cada um, e daí, a função deles na sentença.


Exemplo:

 to write: escrever gerúndio: I am writing it now ( Estou escrevendo isto agora) Ao redor dele temos o verbo to be e o pronome it, isto significa que ele é verbo no gerúndio e o tempo verbal é o presente contínuo.

como substantivo: Your writing is legible ( Sua escrita é legível) Ao redor dele temos um pronome adjetivo: your e o verbo da frase: to be (is).


como adjetivo : free English writing lesson plans ( planos de aula de escrita inglesa gratuitos) Ao redor dele temos free English e lesson, todos estão adjetivando o núcleo deste grupo nominal que é plans.
Verbos frasais
 

 


Verbos frasais são um bom motivo para o uso do dicionário, eles confudem bastante a gente.Vêm acompanhados de preposição e normalmente ela altera o sentido original do verbo.
Ex:
to get – obter
to get in – entrar em algo
to get out – sair de algo

to take – tomar, pegar, levar
to take off – decolar ( verbo intransitivo) .
The airplane takes off every day ( O avião decola todos os dias)
to take off – tirar( transitivo direto, neste caso o objeto direto vem entre o verbo e a preposição.
Ex: I take my shoes off . (Eu tiro meus sapatos)

Estratégias de Leituras

Algumas dicas:

1. Cognatos – são palavras de origem grega ou latina bastante parecidas com o Português tanto na escrita quanto no seu significado. Alguns são idênticos: radio, hospital, nuclear, social; outros bastante parecidos: gasoline, intelligent, history; e os parecidos levemente: explain, activity, responsible,etc.

2. Palavras chaves – são palavras diretamente associadas ao assunto do texto, podendo aparecer repetidas vezes e em sua forma sinônima; elas nos dão uma noção geral do texto.

3. Dedução – inferir o conteúdo de um texto por meio do título, elementos gráficos, ilustrações ,etc.

4. Seleção de qualquer informação do texto – é buscar objetivamente no texto uma informação desejada.Ex: as regras do jogo de tênis num texto sobre esportes em geral.

Referência contextual

Existem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para ligar frases, deixando a leitura mais compreensível, surgem na forma de pronomes pessoais: I, you, she, he, it ,we, they; pronomes demonstrativos: this, that, those, these; pronomes relativos: that, who, whom, which,whose; adjetivos possessivos: his, her our, their etc.

Pronomes relativos

The girl / (who,that) played the violin, / was a dancer too

Quando a palavra anterior ao pronome relativo for pessoa e exercer a função de sujeito, usa-se o who ou that.

Perceba:

The girl was a dancer

oração principal – sujeito: the girl

who played the violin.
(oração subordinada – sujeito é Who e who corresponde ao seu antecedente: the girl)

Agora,

The girl / (who,whom, that, -) I saw in the circus / was a dancer too.

Quando a palavra anterior for pessoa e o pronome relativo exercer a função de objeto, usa-se o who, whom, that ou pode ser omitido).

Perceba:

The girl was a dancer

( oração principal – sujeito: the girl)

who I saw in the circus

( oração subordinada – sujeito: I / objeto: who ,isto é, the girl)

Concluindo, quando a sentença tiver sujeitos diferentes (I, the girl) pode se omitir o pronome relativo.

FALSOS COGNATOS

Apesar da semelhança das palavras possuem significados diferentes.

Ex:
INGLES – PORTUGUES
– actual : real
– actually : realmente, na verdade.
– availabe: disponível
– convenient – prático
-comprehensive – abrangente

5 comentários sobre “Compreenda textos em sua área de estudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s